quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Acelerômetro no N95 da Nokia


Acelerômetro: Instrumento para medir aceleração. Utilizando desta tecnologia embutida no N95 da Nokia, e habilitado através da sua última atualização de firmware, é possível criar jogos que são sensíveis aos movimentos do celular. Um exemplo é o jogo no video abaixo, desenvolvido pelo brasileiro Luiz Valente.

Luiz Valente pode ser contactado na lista de discussões jogospro no yahoogroups, e seu post sobre o jogo e está no link Gaming With Nokia N95 Using Accelerometer. Onde também é possível baixar uma versão do game AccelerInvaders, o do video. ;)

Mandou muito bem Luiz! :)

ADC - Android Development Challenge

Basicamente Android é a nova plataforma para dispositivos móveis da google. Esta plataforma inclui um sistema operacional, middleware e algumas aplicações. Utilizando a linguagem JAVA e o Android SDK, já é possível construir aplicações para esta plataforma, e é aqui que entra a disputa. A google está oferencendo $10.000.000 em prêmios para os melhores desenvolvedores que utilizarem a nova plataforma. O concurso esta dividido em duas partes: A primeira aceitará submissões de 2 de janeiro a 3 de Março de 2008; A segunda parte será iniciada logo em seguida.

Os 50 melhores desenvolvedores da primeira parte do concurso, receberão $10.000 para novos desenvolvimentos, já no segudo concurso, serão 10 premios de $275.000 e $100.000.

Para maiores informações, acesse a página do Android Developer Challenge.

Telemig Celular Games - Término prorrogado


Pessoal, foi prorrogado até dia 25/11/2007 o limite das inscrições no concurso. Para maiores detalhes e links visite o link Telemig Celular Games .

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Curso Introdutório de Design de Jogos - SC


Essa vai para o pessoal de Santa Catarina. No dia 24 de Novembro de 2007 será iniciado o Curso Introdutório de Degin de Jogos na Univali em Balneário Camboriú - SC. Alguns dos assuntos abordados no curso são:


  • O que é Design de jogos e Ludologia;
  • História da Ludologia;
  • Jogos eletrônicos x Jogos não eletrônicos;
  • Estrutura interna de jogos;
  • Curva de aprendizagem e Curva de Evolução;
  • Roteiro, criação de idéias, e elaboração;
  • Introdução à produção de jogos eletrônicos;
  • Lógica aplicada à regras e inteligência.

Acesse o folder de divulgação em: Curso Introdutório de Design de Jogos - SC.
Fonte: JogosPro.

WEBMOBILE 15 - Nas Bancas

Já pode ser encontrada nas bancas a edição 15 da revista WebMobile que, para quem já não conhece, é uma publicação bimestral da editora DevMedia que trata de desenvolvimento móvel e Web. Esta edição tem um destaque especial para nossa comunidade pois trata de introdução a desenvolvimento de games para celular nas seguintes utilizando J2ME Polish, J2ME, Flash Lite e .Net. A revista custa 12 pratas e pode ser encontrada em bancas de jornal ou diretamente no site da editora.

Para maiores informações sobre o conteúdo da revista, acesse o link acima e procure pelas seguintes matérias:

  • J2ME Polish – Desenvolvendo interfaces gráficas para aplicações JavaME;
  • Desenvolvendo jogos para celular utilizando Java ME;
  • Flash Lite para dispositivos móveis;
  • Criando jogos para celular com .NET.

Desenvolvimento de Games em Brasília

O pessoal da UnB (Universidade de Brasília) estão desenvolvendo um MMO o Atairu através do projeto JEOMM - Jogo Educacional On-Line Massivamente Multijogador, acompanhem o video postado no youtube por um dos participantes, onde são discutidos os rumos do projeto.

Maiores informações sobre o JEOMM e sobre o Atairu, podem ser encontradas no portal do Projeto JEOMM.

II XNA Challenge Brasil

O Pessoal da AbraGames junto com a Microsoft, estão organizando a segunda edição do XNA Chanllenge. A submissão de trabalhos será iniciada no dia 16 de Novembro de 2007 e vão até o dia 31 de Dezembro de 2007 às 20h. O tema abordado nesta edição será "Meio Ambiente Sustentável". Para maiores informações e regulamento, visitem o site da AbraGames seguindo este link: II Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil.

sábado, 3 de novembro de 2007

Mais três games com código aberto

O blog Linux Mini divulgou três jogos de corrida grátis e com código aberto. Para conferir um pequeno review, em inglês, dos jogos bem como os links para cada um deles, siga o link Three Racing Games for Ubuntu. Adiantando os três games comentados são:
TORCS

VDrift

Trigger

Veja outros games de código aberto aqui no blog: Jogos (e fontes) grátis para download. Fonte: Linux - Br.

jME jMonkeyEngine v1.0


Em desenvolvimento desde 2003, esta engine de alto desempenho para aplicações multmídia e jogos escritos em JAVA, teve a sua versão 1.0 disponibilizada para download dia 19 de outubro.
A jME é uma engine gratuíta (Licensa BSD) e de código aberto. Além disso, apresenta suporte a vários efeitos como sistema de partículas, mapeamento de ambientes, etc. Outro ponto a ser resaltado é a curva de aprendizado que, segundo os desenvolvedores, é muito rápida.

Para maiores informações e download da jME, acesse o link jMonkeyEngine. Segue um vídeo demonstrando o poder desta ferramenta:


Mesmo antes do lançamento de sua versão 1.0, a jME já era utilizada por grandes clientes como: NCsoft, Three Rings, Jadestone, além de desenvolvedores governamentais e hobbistas.

Depois de assistir ao filme, acho que devo reavaliar meus conceitos sobre java. ;)