sábado, 1 de março de 2008

Estudantes de Brasília desenvolvem vídeo game

Pós-graduandos em Jogos Eletrônicos do IESB apresentam projeto para dirigente da USAID/Washington


Brasília – Estudantes que vão concluir o primeiro curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) estão desenvolvendo um vídeo game para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O jogo já se encontra em fase adiantada e a apresentação do projeto, realizada pelos estudantes, foi um dos destaques durante a visita oficial do administrador adjunto da USAID para a América Latina, Paul Bonicelli, a Brasília na semana passada.
O vídeo game, desenvolvido em um programa de última geração chamado “XNA Game Studio 2.0”, é voltado para o público jovem e os jogadores são estimulados a gerenciar a ajuda humanitária prestada para uma ilha fictícia que sofre desastres naturais como furacões, terremotos, secas, incêndios, além de problemas ambientais causados pelo homem como a poluição, a degradação do ecosistema e o crescimento das cidades. Os jogadores são encorajados a buscar parcerias estratégicas para o gerenciamento de crise, passando pela redução de danos, ações de resgate de sobreviventes por helicópteros, até a reciclagem de lixo. A filosofia básica do vídeo game é de que a união faz a força em momentos de crise. O jogo poderá ser baixado livremente pela Internet e poderá ser utilizado por qualquer usuário, acessível para qualquer país, língua ou cultura, uma vez que o mesmo inclui versões para vários idiomas.
A apresentação desse projeto surpreendeu o administrador adjunto da USAID para a América Latina, Paul Bonicelli. Em seu encontro realizado com o grupo de professores e estudantes formandos da turma do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos do IESB, ocorrido na Embaixada dos Estados Unidos, na quinta-feira passada, Bonicelli revelou estar impressionado com a originalidade e com a praticidade do jogo. A diretora da USAID no Brasil, Jennifer Adams, explicou que “o objetivo desse projeto é despertar a consciência do nosso público jovem para a questão da assistência humanitária e da busca por parcerias estratégicas que venham a trazer o maior desenvolvimento de nossa sociedade”.
O professores do IESB, Francisco de Carvalho Ramos e Alexandre Lobão, coordenadores do Projeto, destacam que o vídeo game é o resultado do grande potencial que os estudantes daqui de Brasília demonstraram ao revelar suas habilidades durante o curso. Segundo eles, há uma carência de mão de obra qualificada nessa área e a Região do Centro-Oeste tem um grande mercado a ser explorado.
Os estudantes formandos da Pós-Graduação criaram a “Gamer Sapiens”, uma empresa júnior, com o objetivo de concluir o projeto após o término do curso. O grupo já foi sondado inclusive por grandes empresas americanas da área de informática sobre uma possível cooperação e patrocínio que o grupo poderá obter por meio do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da Embaixada dos Estados Unidos.
A USAID é uma agência independente do Governo dos Estados Unidos que presta assistência econômica e humanitária para mais de 100 países. A Agência trabalha em estreita colaboração com organizações públicas e privadas, ONGs, fundações, universidades e também com agências bilaterais e multilaterais para apoiar atividades que promovam o desenvolvimento econômico sustentável. No Brasil, a USAID desenvolve programas nas áreas de saúde, proteção ao meio ambiente, promoção de energias renováveis e empregabilidade de jovens. A Agência também atua diretamente em programas de enfrentamento ao tráfico de seres humanos, apoio a pequenas empresas e redução de pobreza, e responsabilidade social corporativa.

Mais informações

Nenhum comentário: